Hoje vamos mostrar na prática o funcionamento do APP SmartAluno. O primeiro ponto é que é um aplicativo feito para interagir com Alunos e Titulares, além de interessados, a qualquer hora e em qualquer lugar, estreitando o relacionamento da escola com todos os seus contatos..

O App tem o nome e a identidade visual da escola, por isso quando for baixar nas lojas será o mesmo nome e layout da sua instituição.

Ao acessar, existem 2 públicos como alvo. O primeiro, é voltado para as prospecções, ou seja, numa feira, evento ou até mesmo na porta da escola, você pode promover o download do App, que ele ganhará conteúdos exclusivos ou mesmo cursos gratuitos. Os conteúdos gratuitos serão exibidos nestes cards, como conteúdo de aula, podendo ser um ebook em PDF, vídeo ou áudios em podcasts.

Quando o usuário entrar no APP clicando em “Quero ser aluno”, ele será incluído no F10 de duas maneiras:

  1.         Chamá-lo para um bate-papo por chat. Através desta conversa o colaborador da escola realiza o primeiro contato digital com o interessado e coleta seus dados. 
  2.         Informando seus dados no mini formulário, na qual estas informações já aparecerão na aba “Contatos desta Fonte”, na aba “Fontes e Eventos”. 


O segundo público-alvo é o aluno  propriamente matriculado, na qual ele irá receber um SMS com a orientação para download do App, login e senha de acesso, como faremos aqui.

No APP tanto o Aluno quanto seu responsável financeiro conseguirão acessar conteúdos relacionados ao curso contratado. Sejam eles em PDFs, Vídeos, links ou PodCasts. E tudo o que acontece no APP é visível pelo F10. Portanto a escola sabe se o Aluno visualizou conteúdo, se assistiu o vídeo, se falou com um colega. Ou seja, queremos não só que o Aluno tenha mais conteúdo da escola, assim como queremos saber se aquele conteúdo está atingindo seu objetivo. Os professores poderão disponibilizar conteúdos e tarefas para serem estudados e feitos em casa. Dessa forma além do que é visto em sala de aula, o aluno poderá ter acesso a um reforço, além de tarefas para entregar na próxima aula, tudo pelo App. O aprendizado não acaba na sala de aula. 

  1. Vídeos: Também há a disponibilização de vídeos extras ou até mesmo das aulas gravadas. Eles reforçam o que foi mostrado em sala e permitem que o aluno reveja a aula, caso precise.

  2. Podcasts: Os podcasts são áudios das aulas e conteúdos apresentados em sala, assim o aluno poderá ouvi-los durante o trajeto para a escola e até mesmo no seu tempo livre, a fim de reforçar o aprendizado e estudar em qualquer lugar.

  3. Notas: Nesse card o aluno encontrará todas as matérias que está cursando e ao clicar em cada uma delas pode consultar: trabalhos avaliativos e provas, bem como suas faltas, notas, média parcial e média final. Assim fica fácil a consulta, além da visualização de seu desempenho.

  4. Indique um amigo: O aluno pode indicar amigos a partir da sua agenda de contatos do celular para cursarem na escola. A escola pode utilizar este canal para que consiga novos contatos e premiar o aluno que indicou estas pessoas com descontos e brindes.

  5. Notificações - E aqui no canto direito são listadas todas as comunicações realizadas com todos os usuários do Aplicativo. Ao contrário do SMS, é possível visualizar se ela foi entregue e se foi vista.

  6. Clube do Aluno: A escola pode estabelecer parcerias com cinemas, restaurantes, lanchonetes e prestadoras de serviços, por exemplo. Nessa aba o aluno poderá visualizar que tipo de benefício tem direito, bem como as regras que se aplicam a eles. Quanto mais parcerias, mais divulgação da escola

  7. Pesquisa de Satisfação: Funciona como um canal de feedback, para que sua instituição possa medir o nível de satisfação dos seus alunos. É interessante e importante dar voz a eles, assim você terá conhecimento de suas reclamações e sugestões de melhorias e poderá traçar metas a fim de melhorar a escola.

  8. Financeiro: Esse card disponibiliza um histórico de mensalidades quitadas e pendentes, além da matrícula ou material didático Aqui é possível visualizar de maneira clara os valores, datas de pagamento e especificações dos débitos.

  9. Em resumo, esta é a solução que visa estreitar o relacionamento da escola com o aluno, gerando a sinergia da sala de aula a partir de qualquer lugar!