Assim que fizer as configurações de descontos e acréscimos para determinado curso, poderá usar as mesmas informações para outros cursos quando criar novos contratos. Ajudamos você a entender melhor essa ferramenta, confira:


1. Para iniciar a configuração:

    A. Vá até a guia “Secretaria” e em seguida na aba “Cursos, matérias e livros”. Do lado esquerdo da tela aparecerá uma lista com todos os cursos cadastrados no F10, clique com o botão direito do mouse em cima do curso desejado e escolha a opção “Descontos e Acréscimos”.


    B. O sistema já traz algumas condições pré-cadastradas, mas como queremos incluir outras opções, é necessário clicar no ícone verde +” na parte superior esquerda da tela.  

    C. Abrirá uma nova janela, nela é preciso escolher qual o “Tipo de Cálculo” que você quer que o sistema faça, assim como uma “Descrição” para ele. Escolha também onde quer aplicar essas condições em “Utilizado em”.

    D. No campo “Valor” você pode digitar o valor em reais ou marcar a check box “em %” para digitar um valor que aparecerá como porcentagem. Também é possível determinar valores mínimos ou máximos.

    E. Determine se deseja que o cálculo deva acontecer “Até o vencimento” ou “Após o vencimento”, marcando os campos ao lado dessas opções. Feito tudo isso, clique em “OK” para criar essa condição.


2. Pronto, condição criada! Ela irá aparecer no final da lista de condições já existentes no sistema.


    A. Caso queira excluí-la, basta selecionar a condição clicando em cima e em seguida no ícone “-“ na parte superior esquerda da tela. Confirme a ação na janelinha que irá abrir em seguida.


    B. Para fazer edições, selecione a condição e clique no ícone com símbolo de “lápis”, também na parte superior esquerda da tela, aí é só alterar o que for preciso.


3. Caso queira usar a mesma condição para vários cursos, sem ter a necessidade de personaliza-los um a um:

    A. Escolha o curso desejado que ainda não tenha nenhuma condição aplicada e clique com o botão direito sobre ele. Escolha a opção “Copiar Descontos e Acréscimos de outro Curso”.


    B. Uma pequena janela irá se abrir e basta escolher o curso que você deseja copiar as informações já cadastradas. Confirme e pronto! Mesmos descontos e acréscimos aplicados.


DICA F10: Crie quantos descontos e acréscimos achar necessário antes de começar a cadastrar seus contratos, pois conseguirá deixar tudo padronizado.

Novos descontos e acréscimos criados só valerão para os contratos feitos a partir da data de criação dessa condição. Contratos antigos que já existem no sistema ficarão do mesmo jeito.