Você pode personalizar as ações automáticas que o sistema F10 irá tomar. É fácil e rápido, basta entender claramente o que cada permissão significa e marca-la ou não de acordo com as necessidades da sua instituição.


1. Veja o passo a passo a partir do menu “Sistema”.

    A. Vá até a guia “Configurações Globais” e perceba que irá abrir uma lista de funcionalidades. Escolha “Opções Operacionais” para que um novo campo abra ao lado com as ações automáticas do sistema, vamos entender quais são elas:


        Excluir turma ao cancelar

            Se essa opção for marcada, significará que o aluno será automaticamente removido das turmas em que estiver incluído caso o contrato seja encerrado.

        Outras informações no cadastro

            Se marcada essa opção, um botão extra chamado “Outras inf.” irá aparecer dentro do “Cadastro de pessoas”. Para visualizar basta ir ao menu “Cadastros”, escolher a aba “Cadastro de Pessoas” e clicar no ícone verde com sinal de “+”

        Bloquear alunos problemáticos

            A Escola poderá usar essa função caso tenha tido problemas com algum aluno e este queira fazer outros cursos na escola, assim haverá um bloqueio para um novo contrato com ele. Marcada a opção, aparecerá no “Cadastro de Pessoas” uma check box chamada “Bloqueado”, que quando escolhida especifica que esse aluno não pode fazer novos contratos com a Escola e não é mais permitido entrar em contato com ele.

        Incluir CEP

            Essa opção permite que a Escola consiga incluir manualmente um CEP caso os dados que o aluno forneceu apareçam como endereço inexistente. Isso pode acontecer devido ao cadastro de CEP ser proveniente dos Correios, ou seja, se um CEP é novo, pode ser que ainda não tenha sido cadastrado e por isso aparecerá como um endereço inválido.

        Foto da pessoa no cadastro

            Se marcada essa opção, um campo irá aparecer dentro de “Cadastro da Pessoa” e possibilitará a inserção de uma foto do aluno no seu cadastro.

         Usar identificação digital

            Essa opção permite que o sistema armazene a impressão digital do aluno ou dos funcionários da Escola.

        Retirar aluno sem matéria

            Ao realizar a pauta de chamada o F10 verifica se o aluno tem direito de ter aulas daquela matéria. Se a opção for marcada, ele será excluído dessa pauta automaticamente.

        Impedir turmas de mesmo nome

            O sistema impede que sejam criadas turmas com o mesmo nome, exigindo que um nome diferente seja criado.

        Criar contratos apenas em visitas

            Marcada essa opção, é possível fazer com que não seja possível criar um contrato diretamente através do menu “Comercial”, aba “Contratos”. Todos os contratos deverão ser criados a partir do menu “Comercial”, aba “Visitas”, clicando no nome da visita com o botão direito do mouse e escolhendo a opção “Criar contrato desta visita”.

        Tempo aula como hora cheia

            O sistema irá entender que no cadastro de uma turma seja sempre considerado o tempo para aquela aula como hora cheia, por mais que a aula tenha carga horária inferior a 60 minutos.

        Nome automático para a tarefa

            Faz com que nomes automáticos sejam criados para as tarefas que forem criadas no sistema. São nomes definidos a partir do tipo de tarefa escolhida.

        Pauta após início do contrato

            Caso queira que o aluno apareça em determinada turma somente após a data de início do contrato.

        Faltas após troca de matéria

            O F10 irá considerar faltas consecutivas quando houver a mudança da matéria, ou seja, se o sistema estiver programado para alterar o status de um aluno para “faltante” após duas faltas e ele faltar a última aula de uma matéria e depois a primeira aula da matéria seguinte, o F10 irá considerar esse aluno como faltante e mudará seu status de acordo com essa configuração.

        Falta justificada é presença

            Se marcada essa opção o F10 irá considerar as faltas justificadas como presença.


2. Ao final dessa lista há uma check box intitulada “Treinamento não-alunos”, ela faz menção aos treinamentos gratuitos ou pagos dados às visitas.


    A. Se o treinamento for cobrado, no menu “Comercial”, aba “Visitas”, o usuário poderá encontrar o nome da visita, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Cobrar palestra”, mesmo que o aluno não tenha sido efetivamente matriculado.



    B. Ainda na check box “Treinamento não-alunos”, no campo “Identificação” é possível descrever o nome dessa cobrança e o valor, lembrando que esses dados irão aparecer nos relatórios financeiros, por isso é importante que sejam bem detalhados. Se a opção “imprimir” estiver marcada, será impresso um comprovante de pagamento para a visita que fez o treinamento.


Após personalizar toda essa parte do sistema, as ações poderão ser executadas com tranquilidade, pois o F10 atuará conforme as configurações escolhidas. Fique à vontade para modifica-las quando necessário.