Pensando na organização das permissões de acesso que os usuários podem ter dentro do sistema da F10, nós criamos uma maneira prática e rápida para os gestores controlarem esses direitos individuais dos usuários. Preparamos um passo a passo que irá te ajudar de maneira bem fácil, confira:


1. Para personalizar os direitos de um usuário:

    A. Vá até a guia “Sistema” e em seguida na aba “Direitos de Usuário”. Do lado esquerdo da tela aparecerá uma lista com todos os usuários cadastrados no F10 e ao lado dessa lista todas as funcionalidades do sistema, reunidas em guias. Encontre o usuário desejado e clique nele.



    B. As guias de funcionalidades são: “Cadastros”, “Secretaria”, “Comercial”, “Smart Aluno”, “Administração” e “Sistema”. Selecione uma delas para iniciar as marcações de permissões para o usuário que escolheu.


    C. Para permitir acesso total ou parcial, basta marcar a primeira opção “Tudo/Nada”, assim todos os campos dessa funcionalidade irão ser preenchidos automaticamente. Você também pode desmarcar alguns, se for o caso. Se a ideia for negar o acesso do usuário a todas as funcionalidades dessa guia em específico, basta deixar a opção “Tudo/Nada” desmarcada, assim não haverá nenhuma permissão.


ATENÇÃO: Cada guia tem suas funcionalidades detalhadas, dessa forma é possível personalizar de maneira criteriosa as permissões que você deseja para cada usuário. Elas devem ficar agrupadas, assim é possível visualizá-las melhor.


2. Para liberar ou revogar todos os direitos de um usuário

(Caso o gestor deseje que determinado usuário tenha livre acesso a todas ou a nenhuma das funcionalidades do sistema).

    A. Selecione o nome do usuário e clique no botão “Direitos”, que fica na parte direita inferior da página. Escolha a opção “Direitos sobre tudo” ou “Nenhum direito”.


3.  Para garantir a um usuário os mesmo direitos de outro

(Se o gestor quiser que determinado usuário tenha exatamente os mesmos acessos de outro usuário já cadastrado no sistema, não é necessário personaliza-lo do zero, marcando permissão por permissão).

    A. Basta clicar no botão “Direitos”, que fica na parte direita inferior da página e escolher a opção “Adicionar direito”, aí basta escolher o usuário que você quer copiar o perfil de permissão já estabelecido.



    B. Para confirmar todas as personalizações, basta clicar em “OK” e orientar o usuário a sair e logar novamente no sistema para que os direitos sejam aplicados ao seu perfil.


DICA F10: Se houver muitos usuários que deverão ter os mesmos acessos, a dica é criar um usuário fictício, um tipo de coringa, assim sempre que precisar garantir as mesmas permissões basta fazer o procedimento de copiar os direitos já estabelecidos para ele. Escolha um nome especial e deixe-o bem no início da lista.

Esse tipo de personalização do acesso ao sistema para cada usuário é muito importante. Dessa forma o trabalho se torna mais seguro, pois há um limite pré-estabelecido e uma organização que gere a rotina de trabalho dessas pessoas.