Para importar e cruzar as informações dos alunos aprovados em concursos, primeiramente você precisará que sua planilha esteja salva na versão 97-2003 do Excel, aí então iniciará o trabalho dentro do sistema da F10. Acompanhe o passo a passo:


1. Vá até a guia “Cadastros” e em seguida clique na aba “Concursos e Vestibulares”.


    A. Do lado esquerdo da tela irá aparecer uma lista com todos os concursos cadastrados no sistema. Clique com o botão direito do mouse no concurso desejado e escolha a opção “Importar lista”.


    B. Uma nova janela irá abrir. No campo “Nome do arquivo origem”, clique no ícone em formato de pasta amarela para que o sistema tenha acesso às informações do seu computador. Nessa nova janela, escolha a planilha do Excel que contém os dados dos alunos aprovados.


IMPORTANTE: Para que o sistema da F10 consiga importar a planilha, ela precisa estar fechada, então se você estiver com ela aberta na área de trabalho, feche antes de fazer a importação.


    C. Agora nessa nova janela é necessário atenção. Nos campos que aparecem na esquerda da tela será preciso fazer uma vinculação com as colunas da planilha, que estão à direita. A primeira opção - “Aprovados” - diz respeito aos nomes dos alunos, que estão na coluna B. Clique em “Aprovados”, depois em “Nome” e a seguir no ícone verde com símbolo de “+”. Uma nova janela irá abrir, aí basta digitar a letra B no campo “Coluna”. Clique em “OK” para confirmar a ação. Pronto! Você vinculou o campo Aprovados aos nomes dos alunos.


    D. Para vincular os outros campos, se necessário, (Nota, Classificação e Curso), basta fazer a mesma coisa, vincular o campo com a coluna em que as informações se encontram. Fazendo isso, clique em “Avançar”, novamente em “Avançar” e depois em “Executar”. Após a importação ser concluída, basta clicar em “OK”, finaliza clicando em “Sim”. Aguarde enquanto o sistema cruza as informações da planilha com os alunos existentes no sistema da F10.


IMPORTANTE: O tempo irá variar de acordo com a quantidade de alunos existentes na sua base.


    E. Assim que as informações forem cruzadas, irá aparecer uma lista com os nomes encontrados, aí basta analisar com atenção se os alunos que estão localizados na coluna “Aprovado” são os mesmos que estão na coluna “Aluno”. O sistema te ajuda com um filtro chamado “Encontro”, que mostra em porcentagem as chances desses aprovados serem os alunos da sua escola. Se mostrar 100%, você marca a check box ao lado.  Assim que revisar toda a lista e fizer as marcações, clique em “OK” para confirmar e em “Sim” para dar prosseguimento na importação.


    F. Para verificar esses alunos, basta clicar com o botão direito no nome do concurso escolhido e ir em “Alunos”. Pronto, uma lista com os aprovados irá aparecer.


DICA F10: Para que nunca haja dúvidas é de extrema importância que os dados sejam anotados criteriosamente, dessa forma o relatório não dará margem para erros, todos os valores estarão ali contabilizados.

Use as ferramentas que o sistema oferece para personalizar e nomear toda e qualquer ação que precise, essa é uma maneira de adquirir dados cada vez mais específicos. Um exemplo é personalizar o recebimento através dos nomes dos funcionários, assim será possível mensurar os valores que entraram ou saíram sob a responsabilidade de determinada pessoa.