Dentro das configurações globais do SmartAluno existe a possibilidade de enviar notificações. Essa é uma ferramenta do aplicativo que permite substituir as mensagens enviadas por SMS.


As notificações, neste caso, não excluem a possibilidade de se usar o SMS, mas se tornam mais práticas em muitos aspectos. O primeiro ponto é em relação a efetividade da mensagem SMS. Por não ser tão simples de responder e por não ser possível verificar se a mensagem chegou até o aluno, pode ser uma função pouco interessante para as escolas.


Além de não mostrar se a mensagem chegou até o aluno, não oferece a informação de que o aluno visualizou. Consequentemente, dificulta uma interação entre aluno e escola, ou escola e titular.


Outro aspecto que se mostra menos benéfico no uso do SMS é o seu custo benefício. Embora o preço por uma mensagem enviada seja baixo, ao projetarmos para o número total de alunos de uma escola se torna menos vantajoso financeiramente.


Já com as notificações isso não ocorre, pois não há custo. Independente de que se esteja enviando 1 ou 800 notificações, não há alternâncias de valor.


Além do mais, a notificação permite que a escola saiba quando o aluno recebeu, se visualizou e torna mais fácil de responder. Por exemplo, com as notificações, sabendo que o aluno recebeu e leu a mensagem, a escola, em tese, pode esperar do aluno que ele esteja inteirado das informações pertinentes a mensagem.


Nas próximas notificações, pode dar sequência aos conteúdos, cobranças ou complementar a mensagem anterior.


Com essa ferramenta, a escola pode enviar no lugar de texto o conteúdo. Um aluno que está faltando, ao invés de receber uma mensagem com o texto “por que você não veio?” pode receber o conteúdo da aula que não presenciou e ter uma nota justificando que ele recebeu porque não estava presente. Para ele saber que tem o conteúdo novo se faz o uso da notificação.


A ideia da notificação é deixar o aluno ciente de qualquer evento ou novidade na escola, como boletos atualizados, lançamento das notas ou faltas. Ao fechar um contrato, por exemplo, o aluno recebe uma notificação de boas vindas no lugar do SMS, como era usado antes.


Ambas as ferramentas, SMS e notificações, possuem as mesmas variáveis. Todas as opções que existem em uma função há na outra, mas a ideia é criar novos eventos, outros acontecimentos.


A respeito da identificação, as variáveis utilizavam antes como modelo a função em sublinhado, agora são entre colchetes. ( Exemplo: antes era Matrícula, agora [Matrícula])


Ao definir o destinatário e clicar em OK, a notificação é enviada. Posteriormente, se tem como recurso saber se o aluno recebeu e se visualizou.



Próximo: App Smart Aluno | 7. Pontos Fidelidade