Para criar um contrato, vá na guia “Comercial” e em seguida na aba “Visitas” e localize o cadastro da pessoa que você deseja criar o contrato. 

Com o botão direito, selecione a opção “Criar Contrato desta Visita” para a abrir a janela de informações necessárias para o preenchimento do contrato. Quase todos os campos são obrigatórios, pois é a partir deles que você irá gerar o cadastro impresso para entregar ao aluno.


Na primeira caixa, insira os dados do aluno. Na segunda, já temos os dados pertinentes ao curso: 

  • matérias que irá cursar (caso ele não curse todas);
  • fonte (ou seja, como ele conheceu a escola);
  • tipo de contrato; 
  • data de início;
  • vendedor;
  • divulgador.


Do outro lado, você tem a opção de incluir essa pessoa em uma turma ou deixar em aberto. 


Logo abaixo, inclua as opções de pagamento (para emissão de boletos é necessário efetuar a homologação junto ao banco, clique aqui para saber como.)


Em “Desconto” utilize somente nos casos em que o aluno terá um desconto diferenciado ao aplicado no curso. Geralmente, o desconto é incluído por padrão dentro do curso (você pode conferir aqui). Por exemplo, aplicar R$10 de desconto para pagamento até o vencimento. 


Se esse contrato que você está criando for diferente disso, é nesta área que deve ser alterado o desconto.


Preencha também o valor de matrícula, se tiver, a quantidade de parcelas em que essa matrícula será paga, a data de vencimento, o valor das parcelas, a data de vencimento dessa primeira parcela e a quantidade de parcelas que o aluno pagará ao longo do curso. Também é possível incluir o valor do material didático, a data de pagamento e em quantas parcelas esse material didático será pago.


Com essas informações, as parcelas e as datas de vencimento serão geradas com base nos dias úteis ao selecionarmos a opção "Banco para Boleto"


Por exemplo, nos casos em que o vencimento cai num Domingo ou feriado, o sistema irá considerar o próximo dia útil. Caso a opção seja desmarcada, será considerada exatamente a data que for preenchida.


Basta dar o OK e você terá criado o contrato dessa pessoa, passando a ser um aluno ativo no sistema.



Próximo: Comercial | 3. Busca e Alteração de Contrato