Existem duas formas de se gerar o boleto bancário para o aluno. A primeira é através dos contratos em que a escola gera todos os boletos referente a todas as parcelas e a segunda através de parcelas específicas, escolhendo de qual parcela será gerado o boleto.


Para gerar todos os boletos a partir do contrato, basta ir em “Comercial” e clicar no ícone “Contratos” para localizar o contrato específico para emissão do boleto. Seleciona esse contrato e clique em “Imprimir” > “Emitir Cobrança Bancária”


Nesta opção o F10 vai emitir todos os boletos referentes às parcelas do aluno. Feito isto, você pode escolher a opção “Imprimir Boleto” ou “Salvar em PDF”. Na mesma janela, você pode fechar.


Outra forma de emitir o boleto é determinar qual boleto deve ser emitido. Algumas escolas emitem todos os boletos de uma vez só, entregam na forma de carnê e configuram para que esses boletos sejam registrados no banco conforme o vencimento da parcela. 

Dessa forma, você programa no F10 quando o banco irá registrar esse boleto, a cada 30, 60 dias ou conforme o vencimento dos mesmos.


Para gerar de uma forma específica, clique com o botão direito em cima do contrato. Vão aparecer algumas opções, dentre elas “Situação Financeira”


Aqui é possível visualizar todas as parcelas do contrato. Você pode gerar mensalmente o boleto, basta selecionar a parcela desejada, ir em “Imprimir”> “Emitir Cobrança Bancária” e gerar o boleto referente àquela parcela bancária.


Essa opção também pode ser utilizada quando o aluno perde o boleto e você precisa emitir somente a parcela. É importante ficar atento quando o valor ou a data de vencimento são alterados. 

Cada alteração feita no sistema é um novo boleto que precisa ser emitido para o aluno, então se for editar algum valor é necessário emitir um novo boleto para o aluno e fazer a remessa para o banco todos os dias para constar que está sendo gerado um novo boleto, excluindo o antigo e gerado um novo.


Nunca gerou boletos? Tem dúvidas sobre o processo? Preparamos um passo-a-passo completo para você estar por dentro de tudo. É só clicar aqui.



Próximo: Financeiro | 6. Boletos - Gerando o Arquivo Remessa