Para gerenciar as contas a pagar, vá na guia “Financeiro” e clique na aba “Contas a Pagar”. Em seguida, clique no botão Inserir (+). Nesta janela todos os dados relacionados a essa conta serão inseridos. Primeiro, é necessário determinar o "Fornecedor", ou seja, para qual empresa você está efetuando o pagamento. 


Em “Histórico” é possível adicionar alguma informação extra relacionada a esse pagamento. 

“Lançamento” é o dia em que você está lançando ele no sistema e “Vencimento” é o dia do vencimento dessa conta. Já “Parcela” corresponde as contas parceladas.


“Valor” é o valor dessa conta e na seção “Plano de Contas” você indica a qual tipo de conta ela pertence, como aluguel, publicidade, água e esgoto ou bonificação de funcionários.

A “Situação da Conta” é como o status, portanto basta inserir se ela está em acordo, se está pendente ou se já foi quitada. O “Número Documento” é opcional e pode ser utilizado caso você deseje inserir o número da nota, por exemplo. Em “Tipo de Documento” é possível selecionar se é um boleto, uma fatura, recibo, entre outras opções.


As opções “Quitação”, “Valor a Pagar” e “Caixa ou Banco” devem ser preenchidas quando você for quitar a conta. Portanto, quando a conta for paga, basta preencher nesses campos para que fique registrado no seu F10 que a conta foi paga.


Depois de todos os campos necessários preenchidos, basta dar um OK e ela aparece na lista de contas a pagar.


Quando esta conta for paga, é precisa identificar a saída dela no sistema. Para isso, vá novamente na guia “Financeiro”, clique em “Contas a Pagar” e selecione a conta para dar baixa e modificar a situação dela, preencha a data em que foi quitada, o valor e na opção “Caixa ou Banco” marque de qual caixa está tirando aquele valor.


Ao dar o OK, esse valor irá aparecer como saída no caixa.



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