A parte financeira não controla somente o dinheiro que entra na sua escola, mas também o que sai. 

Sendo assim, todos os gastos existentes na escola devem ser lançados no sistema para que os mesmos valores que estejam no caixa estejam também no F10. Portanto, esses lançamentos são importantes e devem ser feitos diariamente. Para conseguir fazer isso no sistema, você precisa cadastrar os fornecedores, ou seja, a sua companhia de água, luz, telefone e tudo o que é gasto para a escola.


O cadastro dessas companhias é feito na guia “Cadastros”, na aba “Funcionários”. Clique no botão Inserir (+) e na janela você irá colocar o nome da empresa que você vai efetuar o pagamento. Por exemplo: Copel, que é a companhia de energia do Paraná, e em “Tipo de Funcionário” você marca a opção Fornecedor. As outras opções disponíveis não precisam ser preenchidas, somente caso você precise de alguma informação mais rapidamente, como o telefone do local. Inclua as informações e clique em OK.


Esse cadastro é importante que seja feito para que quando você for fazer a saída do caixa, consiga indicar para quem você está pagando. O sistema não vai deixar você tirar um dinheiro do caixa sem que se indique o valor e para quem se está pagando aquele dinheiro.



Próximo: Financeiro | 4. Contas a Pagar