Para criar uma turma, vá na guia “Secretaria”, clique na opção “Turmas” e no botão Inserir (+). Nesta janela, você irá determinar as informações da turma, podendo ser chamada por nome ou número. Escolha o método que você usa em sua escola para definir este item. 


Primeiramente é necessário um nome para a turma, por exemplo, “Informática 1”. Essa informação será inserida no campo “Nome”, e em “Status da Turma” define-se se ela é: ativa, a iniciar, concluída e assim por diante. 

Em “Sala de Aula” deve ser selecionado em qual sala de aula esta turma vai ficar e isso também deve ser cadastrado no sistema de acordo com o modelo que você precisa.


Logo abaixo, é possível cadastrar o curso que a turma fará, quem é o professor – por isso é importante cadastrar os professores antes. 


A opção “Dia de Abertura” refere-se ao dia em que a sua escola abre a turma no sistema. 


Geralmente quando se abre uma turma hoje, as aulas não começam necessariamente hoje. Portanto, aqui é possível determinar essas duas datas.


“Final da Turma” é quando está previsto que ela termine, ela diz respeito a data que se coloca como previsão de término, mas depois o sistema vai calcular a previsão do fim com base nas aulas que o aluno assistiu, nos feriados, mostrando a data real para o fim do curso. 


Também é importante marcar as matérias que a turma irá fazer, porque, às vezes, ela não vai ver todas as matérias do curso ou é uma turma extra, de reciclagem. Dessa forma você só precisa marcar as matérias que estarão ativas com aquela turma.



Próximo: Pedagógico | 6. Pauta de Chamada