Este passo é bastante importante pois assim você acompanha de perto o resultado das baixas e, principalmente, por que em alguns casos o banco não reconhece o pagamento na rotina automática e o que você deve fazer.



Agora que o arquivo de retorno do banco já foi importado para o F10, é necessário checar os dados importados. Esse processo é realizado através do "Histórico de Observações" da aba "Cobrança de Mensalidades". Abra a guia Financeiro, clique na aba "Cobrança de Mensalidades", clique em um registro qualquer com o botão direito do mouse e clique em "Histórico de Observações". O próximo passo é filtrar os dados pela data de importação e em seguida clicar no ícone que habilita os históricos automáticos, ao lado do ícone de cubo, no canto superior esquerdo. Em seguida, selecione no campo ao lado que agora está habilitado a opção "Importação de Cobrança Bancária".


O F10 mostrará agora todos os registros importados pelo arquivo de retorno do banco. Isso quer dizer que todo boleto inserido, pago, removido, negado ou que passou por qualquer procedimento com o banco será mostrado aqui. Portanto, já que são muitos registros, o ideal é ir até o fim da página onde se encontra o registro de resumo. Aqui estará escrito se houve algum registro com erro, e se houver, é importante procurá-los e saber o motivo da rejeição do registro.


Agora, é necessário encontrar o respectivo registro com erro. Nessa mesma lista, encontre-o e copie o Nosso Número desse registro para consultá-lo no F10.


Acesse agora a aba "Contratos", clique com o botão direito do mouse em qualquer registro e clique em "Situação Financeira". Abrindo a página, clique na lupa para filtrar ou pressione F4. Na janela de filtro, insira o Nosso Número no respectivo campo e pressione OKO registro que aparecer é o que tem o respectivo Nosso Número que foi filtrado. O último campo desse registro é um indicador do porquê este Nosso Número foi rejeitado pelo banco. A opção pode ser uma das seguintes:


  • "Registrar" - O boleto foi gerado recentemente e a remessa ainda não foi enviada ao banco.
  • "Enviado Registro" - O boleto teve remessa gerada.
  • "Registrado" - Foi feito o retorno da remessa, na qual o banco confirmou o registro do boleto.
  • "Excluir" - O boleto foi marcado para ser excluído do banco.
  • "Enviado Exclusão" - Foi gerado a remessa para excluir o boleto do banco.
  • "Excluído" - Foi feito o retorno da remessa, na qual o banco confirmou a exclusão do boleto.
  • "Liquidado" - Foi feito o retorno da remessa, na qual o banco confirmou o pagamento do boleto.
  • "Liquidado Manualmente" - O boleto foi marcado como liquidado pelo próprio usuário pelo F10.
  • "Desconsiderado" - O boleto não vai ser enviado na remessa.


Se algum registro não está de acordo com o desejado, é recomendável que se entre em contato com o gerente do banco responsável, sempre com o Nosso Número em mãos.