O Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente com mais segurança e agilidade.


Certificado digital, como a própria palavra diz, é a capacidade que alguém tem, através da tecnologia, de comprovar se é mesmo quem diz ser. As transações pela internet, ainda nos dias atuais, geram certo receio em certa parte da população e até mesmo nas instituições bancárias, públicas e privadas. Por esse motivo, uma forma para as empresas darem uma maior segurança aos dados dos clientes e assim conseguirem mais adeptos é a certificação digital.


Como o certificado é apresentado?

O certificado é apresentado na forma de um arquivo, sendo que o mesmo pode ser disponibilizado de maneira separada, ou em um pendrive, como normalmente é entregue. Por um pendrive é mais fácil a mobilidade dos dados e a integridade do arquivo, visto que não existirão diversas cópias em lugares diferentes.


Quais tipos de instituições utilizam o certificado?

Normalmente, as instituições bancárias são as mais interessadas no certificado digital, principalmente as que possuem algum controle governamental. Além disto, uma gama de outras empresas, como verificadoras de crédito, lojas online, sistemas governamentais, servidores de e-mail já apresentam serviços para criar e ler certificados digitais.


O que contém no arquivo do certificado?

  • Informações particulares da empresa em questão como nome, e-mail, CPF/CNPJ;
  • Chave pública e privada;
  • Período de validade do certificado;
  • Caminho, link, para que o prazo do certificado seja aumentado;
  • Assinatura das entidades que atestam à veracidade dos dados.


Como o cerificado pode ser obtido?

O certificado pode ser obtido de diversas maneiras e por algumas entidades diferentes, dependendo de qual seja o fim desejado. Existem as entidades que lidam com os sistemas governamentais. Há também as entidades de verificação de crédito e de instituições bancárias.

Ao adquirir a sua licença para um certificado específico, procure conhecer várias formas de proteger seus dados para saber as vantagens e os riscos que são oferecidos.


Veja também:

Qual a diferença entre o Certificado Digital A1 e o A3?

Como comprar um Certificado Digital?


IMPORTANTE: A empresa deve adquirir um certificado digital que será utilizado na comunicação entre o F10 e o Governo Municipal/Estadual. A F10 aconselha a aquisição do certificado digital modelo A1. Pois, além de poder ser instalado em mais de uma máquina, nos dá a possibilidade de fazer testes no ambiente de homologação, dentro do setor de desenvolvimento da F10, agilizando o processo de desenvolvimento e entrega de correções.


Como acontece a integração do sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica com o F10 ?

Após obtidas as informações junto ao seu contador, requisitada emissão de notas junto a Secretaria Municipal/Estadual e adquirido o Certificado Digital, passamos estas informações para o F10.